abdominoplastia

Orelhas proeminentes ou de abano são muito comuns. Elas se caracterizam por um afastamento da orelha em relação à cabeça. Causam grande retração social e problemas psicológicos nos pacientes devido à piadas que se iniciam geralmente durante a fase escolar.

Alguns pacientes possuem orelhas grandes (macrotia) e desejam diminuir o tamanho da orelha. Outros pacientes podem nascer com ausência da uma das orelhas ou com deformidades como a microtia. Paciente com história de trauma como mordidas de animais ou acidentes automobilísticos também podem se beneficiar através da reconstrução da orelha.

Tenho indicação de fazer a otoplastia?

Qualquer paciente a partir dos 7 anos de idade que não esteja satisfeito com a forma e posição das orelhas pode ser um candidato.

O procedimento

Antes da cirurgia, você terá uma consulta completa com o Dr. Érico Brasil. Ele determinará minuciosamente o que precisará ser feito no seu caso. Durante a cirurgia, é feita uma incisão na parte de trás da orelha. Descola-se a pele e faz-se as correções necessárias nas cartilagens da orelha através de fios de sutura garantindo a forma e novo posicionamento.

  • Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;

  • Anestesia: local ou local com sedação;

  • Tempo cirúrgico: 1h30min a 2h;

  • Tempo de internação: 6 a 12 horas;

Recuperação

Será colocada uma atadura na cabeça envolvendo as orelhas ainda na sala de cirurgia. A maioria dos pacientes precisará de pelo menos 7 dias de afastamento do trabalho ou da escola. O Dr. Érico Brasil irá discutir o tempo de recuperação específico mais adequado para você.

• Desconforto: leve nos primeiros 3 dias;
• Recuperação: Atividades profissionais podem iniciar depois de 7 dias. Atividades físicas após 30 dias. Pode dirigir após 7 dias.
• Suporte: atadura (capacete) por 3 dias. Após esses 3 primeiros dias, usa-se uma tiara 24h por dia por mais 12 dias. Após os primeiros 15 dias, utiliza-se a tiara durante a noite por mais 15 dias.
• Resultado final: 3 a 6 meses.

Perguntas Frequentes

Não. A cicatriz fica na parte de trás da orelha, escondida na dobra entre a orelha e a cabeça.

Sim. Orelhas grandes (macrotia) podem ser diminuídas com cirurgia, com excelentes resultados estéticos. Em geral, as cicatrizes ficam pouco aparentes. Em muitos casos, associamos, no mesmo tempo cirúrgico, a correção da orelha de abano.

Sim. Embora não consigamos deixar a orelha idêntica à orelha não atingida, os resultados são muito bons, contribuindo para diminuir o estigma de ter uma orelha diferente da outra.

Sim. Casos como microtia(orelha pequena) ou anotia(ausência completa de orelha) são muito beneficiados pelas cirurgias de reconstrução de orelha. Lembrando que, normalmente, precisamos de vários tempos cirúrgicos para reconstruir essa orelha.

Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, o Dr. Érico Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ele durante a consulta.

Érico Brasil - Doctoralia.com.br