Se você é homem e seu peitoral cresceu muito ao ponto de parecer um seio feminino, o que você está sofrendo é a Ginecomastia. Esse problema traz muito sofrimento aos homens que desde a adolescência são vítimas de bullying, e já na fase adulta qualquer atividade que exija tirar a camisa em público é um verdadeiro pesadelo!
Quer saber o que é a Ginecomastia e como resolver o problema? Então acompanhe este post do Blog do cirurgião plástico em Fortaleza Dr. Érico Brasil, no texto logo abaixo do vídeo!
As causas da Ginecomastia são as mais diversas e fica difícil encontrar uma só, porém o que se sabe que todos os homens com esse problema ou possuem um forte acúmulo de gordura na região do peitoral (principalmente ao redor dos mamilos) ou há uma hipertrofia (inchaço) da glândula mamária masculina; ou, como na maioria dos casos, as duas coisas ao mesmo tempo: gordura localizada no peitoral e problemas na glândula causada por distúrbios hormônios (no auge das transformações da adolescência) ou uso de medicamentos e até mesmo anabolizantes.
Provavelmente você deve estar pensando: “será que minha ginecomastia surgiu pela gordura ou pela glândula?”; a resposta para esta pergunta é determinante para a solução do problema! Por exemplo, se seu caso for apenas gordura na região é possível que com uma boa dieta e academia você consiga bons resultados na luta contra a Ginecomastia.
Já nos casos onde são os problemas hormonais a causa da Ginecomastia, é provável que ao final da adolescência e começo da vida adulta, você consiga se livrar do problema naturalmente com a ação do seu próprio organismo regulando os “hormônios em ebulição” da adolescência.
Como saber qual é o seu tipo de Ginecomastia? Só tem um jeito, indo ao consultório de um cirurgião plástico especialista no tratamento da Ginecomastia para fazer o exame clínico e aí sim ter um diagnóstico.
Agora, se você já passou dos 18 anos e seu peitoral continua inchado, muito provavelmente sua Ginecomastia não irá regredir naturalmente e a cirurgia plástica é a única solução.
Tudo depende do nível de intensidade da hipertrofia do seu peitoral, o que na cirurgia plástica chamamos de Grau da Ginecomastia, que vai do Grau 1 ao Grau 4. Vou explicar pra você como funciona a cirurgia de correção nos respectivos graus na próxima linha!
Grau 1: no nível mais leve de Ginecomastia, quando é apenas a gordura a origem do problema, basta uma lipoaspiração bem feita na região para não só retirar a gordura localizada que aumentou seu peitoral, mas também para defini-lo e deixa-lo uniforme.
Graus 2 e 3: nestes dois níveis o procedimento é bastante parecido, pois envolve a mesma causa: a glândula mamária masculina hipertrofiada, ou seja, inchada. Como a causa é de fato as alterações hormonais que incharam seu peitoral, a solução é, literalmente, cortar o mal pela raiz e remover essa glândula. A lipoaspiração também é feita para fazer a modelagem corporal do seu peitoral e deixar o resultado final ainda mais satisfatório.
Grau 4: neste que é o nível mais alto da Ginecomastia é feito procedimento extra, que vai além da lipoaspiração e da retirada da glândula mamária, que é a retirada do excesso de pele. Basicamente é a mesma cirurgia feita nos graus 2 e 3, com retirada da glândula inchada e com a lipoaspiração, porém, assim como em pacientes que passaram por cirurgia bariátrica ou passaram por grandes emagrecimentos, é preciso retirar a pele que “sobra” no corpo. Nos pacientes com Ginecomastia muito severa é preciso fazer esse procedimento extra para deixar o peitoral bem definido e harmoniosos.
Tempo: o procedimento dura em média 2 horas e é feito obrigatoriamente em hospital por questão de segurança, porém você não precisa ficar internado, pois a alta é dada no mesmo dia da cirurgia.
Anestesia: a anestesia é local com sedação, ou seja, você passa o procedimento inteiro dormindo, mas sem precisar se submeter a anestesia geral.
Recuperação: o tempo que você precisar ficar em casa depois da cirurgia para se recuperar é de mais ou menos uma semana.
Pós-operatório: é bastante tranquilo e sem maiores incômodos, porém você precisará usar um colete fixador durante uns 3 meses para garantir os resultados da sua cirurgia.
Ficou com alguma dúvida? Quer marcar sua consulta com o Dr. Érico Brasil? Então clica no link aqui embaixo e entre em contato pelo WhatsApp!
Dr. Érico Brasil é orgulhosamente mantido com WordPress