O Nariz Negroide, ou melhor dizendo, Nariz Étnico como é melhor conhecido, é um grande e verdadeiro desafio para os cirurgiões plásticos, pois os pacientes que possuem este tipo de nariz possuem uma pele mais espessa (grossa), o que dificulta e muito a cirurgia por diversos motivos. Desde o planejamento da cirurgia até o pós-operatório, passando pela cicatrização, todos os processos de uma cirurgia plástica de nariz devem levar em consideração esse aspecto único do nariz negroide: a espessura da pele.
Principais características
Voltando ao desafio da cirurgia plástica de nariz para correção do nariz negróide, além da pele mais grossa, a ponta do nariz muito bulbosa (o famoso nariz batatinha) exige muito trabalho, atenção e cuidado para realizar o tão desejado “afilamento”, o que traz além de dificuldades, algumas limitações. Eu, como cirurgião plástico em Fortaleza, costumo explicar este desafio aos pacientes que me procuram em busca de uma Rinoplastia para Nariz Negroide usando a seguinte comparação.
Imagine um edredom bem grosso, com dois gravetos por baixo armando esse edredom como se fosse uma espécie de “barraca”, sendo, neste caso, a pele o edredom e os ossos os gravetos. Quanto maior for o edredom, menos iremos perceber os gravetos que estão por baixo, e da mesma maneira é a pele, que nos casos das pessoas com nariz negroide exige muita experiência e conhecimento do profissional que irá realizar esta cirurgia.
Como melhorar a aparência do rosto com nariz negróide? Só há um caminho: a rinoplastia! O cirurgião plástico através da cirurgia plástica de nariz irá esculpir sua estrutura nasal, afinando a parte do dorso do nariz, reduzindo o volume do resto do nariz chegando até a ponta “batatinha”. Para afinar essa ponta mais grossa do nariz é preciso diminuir o tamanho das abas nas pontas e até mesmo diminuir o tamanho das próprias narinas.
O cirurgião plástico conseguir reduzir as abas e diminuir a ponta do nariz e as narinas
A técnica consiste na correção do afastamento dos músculos abdominais, com retirada do excesso de pele e gordura que se concentram no abdome inferior. Ela trata a flacidez e o excesso de pele. Pode ser associada a lipoescultura e enxertia de gordura em regiões de depressão do corpo gerando um resultado ainda mais completo.
É realizada uma incisão horizontal entre o púbis e o umbigo. Após essa incisão, descola-se e levanta-se o tecido de pele e gordura abdominal. Então, realiza-se a plicatura dos músculos retoabdominais. Uma vez realizada a plicatura, puxa-se a pele e o excesso de pele e gordura é cortado. Normalmente, se consegue dar uma nova forma ao umbigo.
A rinoplastia, apesar de ser um procedimento cirúrgico com anestesia está longe de ser algo complexo, e apesar da cirurgia plástica de nariz no caso do nariz étnico ser mais desafiadora para o cirurgião plástico, ela não é mais invasiva ou arriscada, e você pode ficar tranquilo(a), que em poucos dias após a cirurgia você que tem o nariz negroide poderá viver sua vida normalmente, inclusive retornando com sua rotina de exercícios.