Mastopexia
Nenhuma mulher quer seios caídos e baixos. Os efeitos da gravidade, gravidez, aleitamento materno e envelhecimento podem fazer com que a pele da mama perca a sua elasticidade. Isso resulta em seios que perdem a firmeza e a forma, e começam a cair. Felizmente, essa tendência de queda pode ser corrigida com um levantamento da mama, clinicamente chamada de mastopexia. Nesse tipo de técnica, faz-se o levantamento e reposicionamento do tecido mamário no tórax e retira-se o excesso de pele. Os mamilos e as aréolas também são reposicionados e as aréolas podem ser reduzidas de tamanho se necessário. Quando a paciente tem pouco tecido mamário, pode-se associar a colocação de uma prótese de silicone promovendo o aumento do volume mamário.
Tenho indicação de fazer a mastopexia?
Qualquer mulher que deseje os seios levantados pode ser uma candidata para a mastopexia. Enquanto a maioria das pacientes opta por fazer uma mastopexia para mitigar os efeitos do tempo, gravidez, ganho ou perda de peso, algumas pacientes fazem a mastopexia para corrigir as mamas assimétricas sem usar implantes.
O procedimento
Antes da cirurgia, você terá uma consulta completa com o Dr. Érico Brasil para discutir suas expectativas e metas. Ele determinará se a mastopexia é ideal para você. Durante a cirurgia, as incisões iniciais são feitas em torno da aréola em um padrão circular e em forma de T invertido. O tecido mamário é então moldado e reposicionado. As aréolas são então colocadas em posições naturais simétricas e, finalmente, todo o excesso de pele é removido para manter a firmeza e restaurar a aparência juvenil da pele. Os pontos são colocados profundamente dentro do tecido e na pele para fechar a incisão.
Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;
Anestesia: geral ou bloqueio regional (peridural) com sedação;
Tempo cirúrgico: 4 horas;
Tempo de internação: 24 horas;
Drenos: retira-se no 1o. dia de pós-operatório antes da alta hospitalar;
Recuperação
Será colocada o sutiã pós-cirúrgico ainda na sala de cirurgia. A maioria das pacientes precisará de pelo menos 30 dias de afastamento do trabalho. O Dr. Érico Brasil irá discutir o tempo de recuperação específico mais adequado para você. Na maioria das vezes, consegue-se preservar a sensibilidade do mamilo e a capacidade de amamentar; no entanto, isso dependerá do tipo de procedimento cirúrgico realizado, bem como da anatomia específica de suas mamas.
Desconforto: moderado nos primeiros 7 dias;
Suporte: cinta modeladora por 90 dias;
Recuperação: 30 dias para a maioria das atividades, inclusive dirigir;
Resultado: 12 meses
Perguntas Frequentes
Será que eu terei cicatrizes após uma mastopexia?
Qualquer incisão na superfície da mama deixará uma cicatriz. No entanto, essas linhas de incisão diminuem significativamente ao longo do tempo, tornando-se quase imperceptíveis. A cicatriz final é um T invertido.
Vou perder a sensibilidade do mamilo após a mastopexia?
Pode ocorrer perda de sensibildade nos mamilos após a mastopexia. Pórem, na maioria dos casos, essa perda de sensibilidade é temporária, retornando aos poucos entre 6 meses a 1 ano após o procedimento. Isso dependerá de sua anatomia individual e do tamanho de seus seios.
Será que eu vou ser capaz de amamentar após uma mastopexia?
Normalmente, a cirurgia não interfere na amamentação, já que o tecido mamário é apenas reposicionado. No entanto, em alguns raros casos, isso pode acontecer, de acordo com a anatomia específica de cada paciente.
Tenho medo de fazer a cirurgia. É seguro?
Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, o Dr. Érico Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ele durante a consulta.