abdominoplastia

Mamas grandes? Caídas? Dor nas costas? O que essas situações tem em comum? A necessidade de cirurgia de mamas. A mamoplastia redutora está indicada nos casos de mamas grandes e caídas. O excesso de peso pode levar a dores nas costas e danos aos nervos. Nesse tipo de técnica, retira-se tanto excesso de glândula mamária quanto de pele, além do levantamento e reposicionamento do tecido mamário que promove um colo preenchido e harmonioso com o restante do corpo. Nessa técnica pode-se diminuir o tamanho da aréola já que a mesma é reposicionada durante o levantamento do tecido mamário.

Tenho indicação de fazer a cirurgia de redução de mama?

Ter mamas excessivamente grandes (hipermastia) pode causar desconforto físico e problemas de saúde como:

 

    • Dor nas costas

    • Problemas de coluna

    • Dor no pescoço

    • Formigamento nas mãos

    • Dores de cabeça e enxaquecas

    • Problemas de equilíbrio

Mamas grandes podem impedir que as mulheres participem de esportes e certos tipos de exercícios, além de poder afetar a vida pessoal e profissional. A cirurgia de redução de mama destina-se a ajudar as mulheres de qualquer idade a ter maior conforto e confiança, reduzindo o tamanho de seus seios. A redução da mama não só melhora os sintomas relacionados a mamas excessivamente grandes, mas também eleva a mama, reposicionando os mamilos e as aréolas para uma posição mais alta e reformulando os seios para um tamanho menor, mais natural e mais bonito.

O procedimento

Antes da cirurgia, você terá uma consulta completa com o Dr. Érico Brasil para discutir suas expectativas e metas. Ele determinará se a redução da mama é ideal para você, tanto física quanto mentalmente. Durante a cirurgia, as incisões iniciais são feitas em torno da aréola em um padrão circular e em forma de T invertido. O tecido mamário subjacente é removido, moldado e reposicionado. Geralmente, os mamilos e a aréola são movidos para uma posição mais alta no peito. As aréolas também podem ser diminuídas, se necessário.

 

    • Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;

    • Anestesia: geral ou bloqueio regional (peridural) com sedação;

    • Tempo cirúrgico: 4 a 5 horas;

    • Tempo de internação: 24 horas;

    • Drenos: retira-se no 1o. dia de pós-operatório antes da alta hospitalar;​

Recuperação após a mamoplastia redutora

Será colocada o sutiã pós-cirúrgico ainda na sala de cirurgia. A maioria das pacientes precisará de pelo menos 30 dias de afastamento do trabalho. O Dr. Érico Brasil irá discutir o tempo de recuperação específico mais adequado para você. Na maioria das vezes, consegue-se preservar a sensibilidade do mamilo e a capacidade de amamentar; no entanto, isso dependerá do tipo de procedimento cirúrgico realizado, bem como da anatomia específica de suas mamas.

  • Desconforto: moderado nos primeiros 7 dias;

  • Recuperação: 30 dias para a maioria das atividades, inclusive dirigir;

  •  Suporte: sutiã cirúrgico por 90 dias;

  •  Resultado final: 12 meses

Perguntas Frequentes

Qualquer incisão na superfície da mama deixará uma cicatriz. No entanto, essas linhas de incisão diminuem significativamente ao longo do tempo, tornando-se quase imperceptíveis. A cicatriz final é um T invertido.

Pode ocorrer perda de sensibilidade nos mamilos após a mamoplastia. Porém, na maioria dos casos, essa perda de sensibilidade é temporária, retornando aos poucos entre 6 meses a 1 ano após o procedimento. Isso dependerá de sua anatomia individual e do tamanho de seus seios.

Normalmente, a cirurgia não interfere na amamentação, já que ainda permanece tecido mamário sadio em quantidade razoável. No entanto, em alguns raros casos, isso pode acontecer, de acordo com a anatomia específica de cada paciente.

Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, o Dr. Érico Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ele durante a consulta.​

Érico Brasil - Doctoralia.com.br