abdominoplastia

Uma das cirurgias mais procuradas pelas pacientes, sem dúvida, é a mamoplastia de aumento, popularmente conhecida como colocação de prótese de silicone. Para obter um colo mais cheio, utiliza-se uma prótese de silicone. Atualmente, as próteses podem ter dois tipos de revestimento: poliuretano ou texturizada. Além disso, podem ter dois formatos: redonda ou anatômica. Outra diferença é quanto à altura: baixa, média, alta e super alta. Além do tamanho, é claro. Lendo isso, você pode pensar: isso é muito complicado. E agora? Não se preocupe. Durante a consulta, após a avaliação completa, o Dr. Érico Brasil conversará com você, explicará a diferença entre os tipos e indicará a mais adequada pro seu corpo.

Tenho indicação de fazer a mamoplastia de aumento?

Qualquer mulher que tenha os seios pequenos ou não esteja satisfeita com o tamanho das mamas pode ser uma candidata.

​O procedimento

Antes da cirurgia, você terá uma consulta completa com o Dr. Érico Brasil. Ele determinará o tipo de prótese indicada para você (tamanho, perfil, revestimento, forma) , bem como via de acesso (submamário, periareolar ou axilar) e localização da prótese no peito (subglandular, subfascial, dual plane, submuscular). Após explicar todos os prós e contras de cada caso, você poderá discutir com ele o que está indicado para você. Durante a cirurgia, é feita uma incisão em torno de 4 cm no sulco submamário, axila, ou periareolar. Descola-se o tecido glandular mamário e coloca-se a prótese na loja previamente decidida antes da cirurgia.

 

    • Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;

    • Anestesia: local com sedação;

    • Tempo cirúrgico: 1h a 1h30min;

    • Tempo de internação: 12 a 24 horas;

    • Drenos: não utilizamos

Recuperação

Será colocada o sutiã pós-cirúrgico ainda na sala de cirurgia. A maioria das pacientes precisará de pelo menos 5 a 7 dias de afastamento do trabalho, dependendo do tipo de trabalho. O Dr. Érico Brasil irá discutir o tempo de recuperação específico mais adequado para você. Não há alteração quanto à sensibilidade do mamilo e a capacidade de amamentar;

  • Desconforto: leve nos primeiros 7 dias;

  • Recuperação:  30 dias para levantar os braços acima dos ombros. Atividades profissionais podem iniciar depois de 7 a 15 dias, com restrições. Pode dirigir após 30 dias.
  • Suporte: sutiã cirúrgico por 90 dias;

  • Recuperação: 30 dias para a maioria das atividades, inclusive dirigir;

  • Resultado: 12 meses

Perguntas Frequentes

Essa é uma decisão que somente pode ser feita após exame completo com o Dr. Érico Brasil. Deve-se levar em conta além do desejo da paciente, o tamanho atual das mamas e a elasticidade da pele, bem como algumas medidas como a largura do tórax e o diâmetro da base da mama. Após uma boa conversa com o Dr. Érico Brasil, ele será capaz de decidir junto com você o tamanho ideal para o seu caso.

Isso depende do tipo de corpo. Tórax largo, tórax estreito, paciente longilínea etc. A indústria disponibiliza vários tipos de perfis além de vários formatos. Em relação aos perfis, os mais usados no Brasil são os perfis alto e super alto que conferem maior preenchimento ao colo da mama. Porém, somente após uma avaliação criteriosa com o Dr. Érico Brasil pode-se definir qual o melhor perfil para o seu caso.

Muitas pacientes que desejam colocar prótese de silicone nas mamas me perguntam se depois de um certo tempo será preciso trocar a prótese. Antigamente, a maioria dos cirurgiões indicava a troca de prótese após 10 anos. Isso se devia ao tipo de prótese fornecida pela indústria. Hoje em dia, com a melhoria do sistema de fabricação das próteses e toda a tecnologia envolvida indicamos a troca de prótese apenas se houver algum problema. É sempre recomendado fazer o acompanhamento através da consulta regular e através de exames complementares como ressonância magnética e exames de sangue.

Uma dúvida comum entre as pacientes que querem colocar prótese de mama é se, no futuro, pode atrapalhar a amamentação. Não há relação entre a dificuldade de lactação e a prótese de silicone. A prótese é colocada por trás da glândula ou atrás do músculo peitoral. portanto a prótese de silicone não atrapalha a amamentação. Se, por algum motivo, a mulher não conseguir amamentar, muito provavelmente ela já tinha algum problema antes da colocação da prótese de silicone, apenas não sabia.

O ideal é esperar 6 meses após o término da amamentação, quando os hormônios da lactação e gravidez já estiverem voltado ao nível normal de antes da gravidez. Sempre lembrar de conversar com o Dr. Érico Brasil sobre as suas dúvidas.

Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, o Dr. Érico Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ele durante a consulta.​

Érico Brasil - Doctoralia.com.br