abdominoplastia

Rugas? Rosto envelhecido? Esqueletizado? Pescoço sem contorno? Com papada? Essas são situações muito comuns no processo de envelhecimento facial. “Terror” das mulheres que se aproximam dos 50 anos, esses sinais vão minando a auto-estima da pessoa. O que acontece é que os tecidos da face vão perdendo elasticidade e volume, gerando um “rosto cansado”.

Os tecidos que antes predominavam no terço médio da face, agora se concentram no terço inferior, na região da mandíbula. Os compartimentos de gordura da face vão diminuindo, deixando a mesma esqueletizada. A cirurgia da face conhecida como ritidoplastia ou face lift pode devolver a auto-estima que você procura.

Ela pode ser associada a outros procedimentos como lift de testa e cirurgia das pálpebras, além é claro de lipoenxertia de face, peeling e laser.

Tenho indicação de fazer o face lift?

Qualquer paciente, homem ou mulher, com flacidez no rosto ou sinais de envelhecimento pode ser um candidato.

O procedimento

Antes da cirurgia, você terá uma consulta completa com o Dr. Érico Brasil. Ele determinará minuciosamente o que precisará ser feito no seu rosto e pescoço. Durante a cirurgia, faz-se uma incisão à frente e atrás da orelha. Depois, descola-se os tecidos internos da face e o reposiciona de forma a aumentar o volume no terço médio da face bem como garantir o contorno da mandíbula e pescoço.

  • Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;

  • Anestesia: geral ou local com sedação;

  • Tempo cirúrgico: 5h a 8h (se for associado a outro procedimento);

  • Tempo de internação: 24 horas;

  • Dreno: 24h;

Recuperação

Será colocada uma atadura bem alcochoada envolvendo o rosto ainda na sala de cirurgia. A maioria das pacientes precisará de pelo menos 30 dias de afastamento do trabalho. Portanto, se o paciente for ter algum evento, recomenda-se operar com pelo menos 1 a 2 meses de antecedência, no mínimo. O Dr. Érico Brasil irá discutir o tempo de recuperação específico mais adequado para você.

• Desconforto: moderado nos primeiros 7 dias;
• Recuperação:Atividades profissionais, atividades físicas e dirigir podem ser iniciadas após 30 dias.
• Suporte: retira-se a atadura no 3o. dia de pós-operatório. Os pontos são retirados com 7 dias. Inchaço melhora em torno de 15 dias. Maquiagem após 21 dias de cirurgia.
• Resultado final: 6 meses a 1 ano.

Perguntas Frequentes

Em geral, a cicatriz do lift facial fica muito discreta. Após 1 ano da cirurgia, fica praticamente imperceptível.

Não. Paciente fumante tem o risco maior de necrose de pele, porém não é contraindicação absoluta a fazer a cirurgia. Devido a esse risco, solicitamos que o paciente pare de fumar pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Também, deixamos claro que ele tem maior risco de complicações.

Não. O face lift em si não atua nessa região. Porém, usamos outros tipos de tratamento para essa região com uma melhora boa da qualidade da pele e diminuição do “código de barras” como o laser e a dermoabrasão.

Sim. Essa é uma situação muito comum. A cirurgia das pálpebras pode ser feita junto com o face lift.

Embora o inchaço já tenha regredido bastante após 15 dias, ainda haverá um edema residual. Além disso, cada paciente pode reagir de uma forma diferente com relação à diminuição do inchaço. Por isso, recomendamos fazer o procedimento com pelo menos 2 meses antes de qualquer evento social importante.

Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, o Dr. Érico Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ele durante a consulta.

Érico Brasil - Doctoralia.com.br