Quem procura fazer uma cirurgia plástica de nariz, cedo ou tarde irá se deparar com dúvidas e até medo com relação a dor na rinoplastia. Antes de qualquer coisa, você pode ficar tranquilo(a), pois o fato é que não há dor na plástica do nariz, seja durante o procedimento cirúrgico ou mesmo durante os cuidados do pós-operatório.
Este certo medo de sentir dor após a cirurgia faz todo o sentido, afinal de contas, toda cirurgia tem sua complexidade, e com a cirurgia plástica de nariz não é diferente. O procedimento envolve a manipulação de estruturas delicadas do rosto que são repletas de nervos e vasos sanguíneos, e além disso tudo, em alguns tipos de rinoplastia, o cirurgião plástico provoca uma pequena fratura dos ossos da região com o intuito de “afinar” o nariz.
Ao imaginar tudo isso é impossível que os leigos no assunto fiquem assustados, mas como conversamos lá no começo da nossa conversa, você pode ficar tranquilo(a) que não sentirá dor em nenhum momento do procedimento. Por que? Simplesmente por conta da anestesia, que aliás é geral durante a rinoplastia, para que o médico anestesista tenha total controle dos seus sinais vitais durante o procedimento, mas principalmente para que você não sinta nenhuma dor durante o procedimento.
O Pós-operatório:
Ainda com medo da dor na rinoplastia? É totalmente razoável ainda ficar com receio de dor após a cirurgia plástica de nariz, afinal, uma cirurgia relativamente complexa poderia facilmente se reverter em um processo pós-operatório doloroso. Porém, mais uma vez não há o que temer, afinal, toda a dor é controlada com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, um bom cirurgião plástico trabalha sempre buscando evitar que seu paciente sinta dor, não só durante a cirurgia, mas em todas as etapas do pós operatório, como a retirada de pontos por exemplo.
Para que não fique nenhuma dúvida, é importante reiterar que dor por conta de uma cirurgia de nariz é exceção, não regra! O máximo que você pode sofrer é um certo incômodo por conta da sensação de nariz entupido nos primeiros dias após a cirurgia.