A cicatriz na rinoplastia é um dos maiores receios de quem sonha em melhorar a aparência do nariz através da cirurgia plástica. Perguntas como: “A cirurgia do nariz deixa alguma marca no rosto?” ou “A rinoplastia deixa cicatrizes?” são mais que comuns, são praticamente obrigatórias em qualquer consulta com o cirurgião plástico.
A incisão em V da Rinoplastia permite esconder a cicatriz por baixo do nariz
Antes de qualquer coisa vamos direto ao ponto: fique tranquilo(a), pois a cicatriz da cirurgia plástica de nariz é extremamente discreta e praticamente imperceptível! É óbvio que, assim como qualquer outra cirurgia com cortes e suturas, a rinoplastia deixa sim uma cicatriz, mas ela fica escondida “por baixo” do nariz. Isso só é possível por conta das incisões (cortes) da cirurgia em forma de V serem feitas na região da chamada columela (aquela parte debaixo do nariz entre as duas narinas).
Portanto, mesmo com cortes e todo o processo de cicatrização, ninguém irá perceber que você fez a cirurgia por conta de uma indiscreta cicatriz aparente, afinal, as marcas estarão estrategicamente escondidas por dentro do nariz.
Agora que você já sabe que a cicatriz não é empecilho nenhum para você realizar seu sonho de fazer sua cirurgia plástica de nariz, é importante lembrar que existem técnicas diferentes para correções estéticas e funcionais no nariz. Quando falamos de cicatriz discreta, a técnica mais adequada neste sentido é a da chamada Rinoplastia Aberta, que também é uma das mais escolhidas entre os cirurgiões plásticos, pelos mais diversos motivos, entre eles o de um melhor resultado a longo prazo, mas não tenha dúvidas que a discrição da cicatriz está entre um dos principais motivos, isso sem falar dos resultados.
Outro passo na rinoplastia que merece atenção com relação ao aspecto da cicatriz é a incisão para redução das narinas largas, a chamada correção das asas nasais ou alectomia. Nesse caso, a cicatriz não pode ser tão escondida quanto a incisão em “V” na columela da Rinoplastia Aberta, pois as incisões são feitas em local menos discreto, e mais ainda, por ser uma região de muito movimento – quando sorrimos ou falamos, a região das narinas também se movimenta – o estresse na pele é consideravelmente maior. Porém, mesmo sendo uma incisão diferente e realizada em uma região do corpo menos favorável, a cirurgia de redução das narinas também deixa uma cicatriz extremamente discreta e praticamente imperceptível! Respeitando o tempo de cicatrização adequado e obedecendo todas as recomendações pré e pós-operatórias do seu cirurgião plástico, simplesmente ninguém irá notar a cicatriz e muito menos descobrir que você fez uma cirurgia plástica.