abdominoplastia

Uma das cirurgias mais procuradas pelos pacientes atualmente é a bichectomia. Mas, afinal, que cirurgia é essa? Todos nós temos uma gordura na região da bochecha que é denominada de bola de Bichat. Inicialmente, a cirurgia para retirada dessa bola de Bichat era indicada para aqueles pacientes que mordiam a bochecha.

Os traumatismos crônicos poderiam levar até ao desenvolvimento de um câncer e por isso estava indicada a retirada. Porém, os pacientes começaram a perceber que o rosto afinava após a bichectomia e com a mudança do padrão de beleza e os pacientes desejando um rosto mais fino, a bichectomia começou a ser indicada também para fins estéticos.

Tenho indicação de fazer a bichectomia?

Qualquer paciente, homem ou mulher, que tenha bochechas grandes bem como pacientes que mordam as bochechas pode ser um candidato.

O procedimento

Antes da cirurgia, você terá uma consulta completa com o Dr. Érico Brasil. Ele determinará se você tem indicação de fazer a bichectomia. Durante a cirurgia, é feita uma incisão na parte interna da bochecha por dentro da boca. Acessa-se a loja em que fica localizada a bola de Bichat e faz-se a retirada da gordura.

  • Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;

  • Anestesia: local, local com sedação ou geral;

  • Tempo cirúrgico: 30min a 1h;

  • Tempo de internação: 12 horas;

Recuperação

A maioria das pacientes precisará de pelo menos 2 dias de afastamento do trabalho. O Dr. Érico Brasil irá discutir o tempo de recuperação específico mais adequado para você.

• Desconforto: leve nos primeiros 2 dias;
• Recuperação: Atividades profissionais podem iniciar depois de 2 dias. Atividades físicas após 15 dias. Pode dirigir após 2 dias.
• Suporte: pontos são internos e caem só.
• Resultado final: 6 meses.

Perguntas Frequentes

Não. Como a incisão é feita por dentro da boca, não dá pra ver a cicatriz.

Assim como toda cirurgia na face, a bichectomia é um procedimento bastante delicado devido à grande quantidade de estruturas importantes como nervos, vasos e ductos glandulares. O cirurgião deve tomar muito cuidado para não lesar nenhuma estrutura adjacente.

Sim. A retirada de gordura da face causa alguma polêmica entre os cirurgiões plásticos, já que com o envelhecimento, a face vai perdendo gordura e retirar gordura numa face jovem pode gerar uma “perda” e esqueletização da face ainda mais acentuada na velhice (veja mais – cirurgia de face). Por isso, a importância de fazer uma consulta com o Dr. Érico Brasil, que avaliará a sua face de forma completa e verá a indicação da bichectomia. Sempre desconfie de profissionais que “dão” valores de cirurgia sem nunca terem lhe visto ou examinado. Cada pessoa é única. É a sua saúde e o seu rosto que estão em jogo.

Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, o Dr. Érico Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ele durante a consulta.

Érico Brasil - Doctoralia.com.br