Adicione o texto do seu título aqui

Uma cirurgia que se popularizou bastante entre os pacientes foi a bichectomia. Mas, afinal de contas, o que é a bichectomia? Por que ela tem esse nome? Será que ela é indicada para todas as pessoas que querem afilar o rosto? A bichectomia tem esse nome devido ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat. Ele descreveu uma gordura na região da face e por isso essa gordura fioi batizada no seu nome: as famosas bolas de bichat. Essa gordura da bola de bichat se estende desde a região das têmporas até a região das bochechas dos lados da face.

Inicialmente, a cirurgia para retirada dessa bola de Bichat era indicada para aqueles pacientes que mordiam a bochecha.

Os traumatismos crônicos poderiam levar até ao desenvolvimento de um câncer e por isso estava indicada a retirada. Porém, os pacientes começaram a perceber que o rosto afinava após a bichectomia e com a mudança do padrão de beleza e os pacientes desejando um rosto mais fino, a bichectomia começou a ser indicada também para fins estéticos.

Porém, a retirada de gordura das bolas de bichat causa alguma polêmica entre os cirurgiões plásticos, já que com o envelhecimento, a face vai perdendo gordura e retirar gordura numa face jovem pode gerar uma “perda” e esqueletização da face ainda mais acentuada na velhice. Por isso, a importância de fazer uma consulta com o Dr. Érico Brasil, que avaliará a sua face de forma completa e verá a indicação da bichectomia.

Como já falado em outros posts, diferente do que muita gente imagina, não é o cirurgião plástico quem “escolhe” a cirurgia. A avaliação feita durante a consulta médica bem como o exame físico determinarão a indicação da cirurgia que resolverá o problema do paciente. Por isso que uma consulta médica com uma anamnese bem feita junto com o exame físico são fundamentais.

Assim como toda cirurgia na face, a bichectomia é um procedimento bastante delicado devido à grande quantidade de estruturas importantes como nervos, vasos e ductos glandulares. O cirurgião deve tomar muito cuidado para não lesar nenhuma estrutura adjacente.

Dito isto, fica bastante claro que a indicação da bichectomia não é para todo mundo. Porém, como falado antes, tudo depende do exame físico bem feito por um cirurgião plástico qualificado. Como eu sempre falo, desconfie de médicos que lhe dão orçamentos de cirurgias sem nunca terem lhe visto ou examinado!!! É a sua vida e seu rosto que estão em jogo. Você é única e especial e, portanto, merece um tratamento individualizado e personalizado.

Espero ter ajudado a esclarecer a cirurgia da bichectomia, cirurgia bastante popularizada, porém, como deixamos claro, não indicada para todo mundo. Grande abraço!!! Quem cuida da beleza tá é aqui!!!

Érico Brasil - Doctoralia.com.br