Essa é uma alteração bastante comum que se caracteriza pelo aumento benigno do tecido mamário masculino. Ela é mais comum do que muita gente pensa. Tem alta incidência principalmente em adolescentes e gera grande retração social por vergonha de ficar sem camisa na frente de outras pessoas.
Causas fisiológicas, hormonais, uso de medicações e alterações metabólicas podem causar a ginecomastia. A maioria dos pacientes é assintomática, mas pode ocorrer enduração, inchaço, dor e alteração de sensibilidade. É mais comum ocorrer nas duas mamas que em uma mama só. Existem graus variados e o tratamento depende do grau da ginecomastia.
No casos mais leves, quando será indicada apenas a lipoaspiração, a cicatriz em torno de 1cm pode ficar no umbigo ou na região axilar. Já nos casos mais graves, em que precisará ser retirado pele juntamente com o tecido mamário, a cicatriz ficará ao redor do mamilo de forma discreta.
Como já falado em outros posts, diferente do que muita gente imagina, não é o cirurgião plástico quem “escolhe” o procedimento. A avaliação feita durante a consulta médica bem como o exame físico determinarão a indicação do procedimento que resolverá o problema do paciente. Por isso que uma consulta médica com uma anamnese bem feita junto com o exame físico são fundamentais.
Desconfie de médicos que lhe dão orçamentos de cirurgias ou procedimentos sem nunca terem lhe visto ou examinado!!! É a sua vida e seu corpo que estão em jogo.
Você é único e especial e, portanto, merece um tratamento individualizado e personalizado.
Espero ter ajudado a esclarecer sobre a cirurgia da ginecomastia. Grande abraço!!!