Adicione o texto do seu título aqui

É muito comum vermos, na TV ou na internet, histórias de pacientes que colocam sua vida em risco ao se submeter a uma cirurgia plástica com médicos não-especialistas ou até mesmo com outros profissionais de saúde não-médicos. Sequelas graves, geralmente irreversíveis, e até morte são relatadas. Pessoas que em busca da beleza viajam para países estrangeiros em busca do seu sonho e que, no final, o sonho se torna pesadelo. Você sabia que a maioria desses casos trágicos ocorre com médicos não-especialistas ou profissionais não-médicos? E você, sabe a formação do seu médico? Aonde ele estudou, qual as suas qualificações?

Se ele fez residência médica na área em que está atuando? Se ele tem título de especialista? Você sabia que o cirurgião plástico estudou, no mínimo, 11 anos e que passou por pelo menos 14 mil horas em treinamento antes de lhe operar? A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é a única sociedade de cirurgia plástica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB). Sempre cheque se o seu médico é especialista e associado da SBCP (veja aqui). Portanto, diferente do que algumas pessoas pensam, realizar uma cirurgia plástica é bastante seguro, desde que você escolha um cirurgião plástico qualificado. Além disso, as condutas variam de cirurgião plástico em cirurgião plástico. Portanto, veja o que o seu cirurgião diz. Escolher um profissional que lhe transmita segurança e confiança é fundamental.

Não se arrisque. Uma escolha mal feita pode ser irreversível e causar muita dor e sofrimento a você e a sua família. Veja sempre a qualificação do seu médico antes de se consultar. Qualquer procedimento em cirurgia plástica deve ser feito por um médico cirurgião plástico especialista.

Como já falado em outros posts, diferente do que muita gente imagina, não é o cirurgião plástico quem “escolhe” o procedimento. A avaliação feita durante a consulta médica bem como o exame físico determinarão a indicação do procedimento que resolverá o problema do paciente. Por isso que uma consulta médica com uma anamnese bem feita junto com o exame físico são fundamentais.

Desconfie de médicos que lhe dão orçamentos de cirurgias sem nunca terem lhe visto ou examinado!!! É a sua vida e seu corpo que estão em jogo. Você é única(o) e especial e, portanto, merece um tratamento individualizado e personalizado.

Espero ter ajudado a esclarecer sobre os riscos de uma cirurgia plástica. Grande abraço!!! Quem cuida da beleza tá é aqui!!!

Érico Brasil - Doctoralia.com.br