Hoje, vou falar sobre um assunto que as pessoas me perguntam muito: quanto custa uma cirurgia plástica.
Muitas pessoas entram em contato comigo diretamente através do meu WhatsApp, ou pelo direct do Instagram e Facebook messenger, através do meu site ou através do WhatsApp da minha clínica (com a minha secretária) querendo saber o valor de uma determinada cirurgia.
Bom, para início de conversa, nós precisamos definir a indicação do caso da(o) paciente. Como exemplo: uma pessoa que acha que precisa de uma lipoescultura. Será que a indicação dela será somente a lipoescultura? Será que ela não precisa de uma abdominoplastia? E se tiver indicação, será uma abdominoplastia clássica ou uma miniabdominoplastia? Será que precisamos associar uma lipoescultura ou não? Se indicada, será que a paciente irá querer essa lipoescultura mesmo? Será que ela irá querer lipar as coxas tambem? Colocar gordura no bumbum ou em outro local? Será que terá indicação de fazer uma lipo nos braços, na papada…etc.?
E no caso de uma rinoplastia? Será que tem desvio de septo? Um corneto bolhoso? Tem hipertrofia dos cornetos (“cartuchos”)? Precisaremos fazer uma fratura? Afinar a ponta? levantar a ponta? Liberar uma musculatura que abaixa a ponta do nariz? Precisaremos abaixar uma giba no nariz etc.
E no caso de uma paciente que deseja colocar uma prótese de mama. Será que a indicação dela será apenas colocar a prótese de silicone ou precisamos levantar a mama? (veja aqui: mastopexia) E se for apenas a cirurgia de mamoplastia de aumento, qual o plano que iremos escolher: submuscular, subfascial ou subglandular? E qual o tipo de prótese que utilizaremos: redonda ou anatômica? Qual o tipo de superfície da prótese: lisa ou texturizada ou de poliuretano?
Enfim, como vocês perceberam e foram apenas alguns exemplos, são muitas variáveis que levamos em conta para decidir e indicar um procedimento. Como poderemos dizer o valor de uma cirurgia plástica sem examinarmos a paciente? No mínimo, como deixado claro no texto, não estaríamos sendo éticos e nem pensando no paciente e no seu resultado.
Diferente do que muita gente imagina, não é o cirurgião plástico quem “escolhe” a cirurgia. A avaliação feita durante a consulta médica bem como o exame físico determinarão a indicação da cirurgia que resolverá o problema da paciente. Por isso que uma consulta médica com uma anamnese bem feita junto com o exame físico são fundamentais.
Muitas pacientes já vieram pra uma consulta médica comigo para corrigir o problema após se submeterem a uma lipoaspiração com outro profissional porque ficaram insatisfeitas com o resultado. Elas tinham indicação de fazer uma abdominoplastia, porém, muitas vezes, devido à pressão da própria paciente sobre o médico e em outras vezes por má indicação do profissional, acabaram por se submeter a um procedimento errado, gerando bastante contratempo, frustração e perda de recursos financeiros.
Tudo depende do exame físico bem feito por um cirurgião plástico qualificado. Como eu sempre falo, desconfie de médicos que lhe dão orçamentos de cirurgias sem nunca terem lhe visto ou examinado!!! É a sua vida e seu corpo que estão em jogo. Você é única e especial e, portanto, merece um tratamento individualizado e personalizado.
Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida que muita gente tem. Grande abraço!!!