Adicione o texto do seu título aqui

Muitas pacientes têm dúvida qual o peso ideal para fazer uma abdominoplastia. Essa é uma dúvida bastante comum que recebo nas minha redes sociais e no meu dia-a-dia na clínica. A abdominoplastia é indicada para os pacientes que possuem excesso de pele e flacidez na região abdominal. Essa técnica cirúrgica também pode ser indicada para aqueles pacientes que possuem estrias na região abdominal, principalmente na região inferior do abdome.

A abdominoplastia é indicada para os pacientes que possuem excesso de pele e flacidez na região abdominal

Durante a abdominoplastia, é feita a correção do afastamento dos músculos reto abdominais bem como a retirada do excesso de pele do abdômen. A minha rotina é fazer a abdominoplastia juntamente com a lipoescultura, gerando assim um resultado completo para o paciente.

Devemos ter em mente que a cirurgia plástica, assim como qualquer outra cirurgia, deve ser feita idealmente nas melhores condições físicas e clínicas do paciente. Estamos falando de uma cirurgia eletiva e que, portanto, não será feita em regime de urgência. Tendo isso em mente, devemos deixar claro que além do peso, devemos ver outros parâmetros do paciente, como altura, tipo de deposição de gordura (abdominal ou ginecóide, ou seja, que se concentra nas coxas), constituição física, estado nutricional etc.

Por isso, é fundamental que façamos uma consulta médica com um exame físico completo para que possamos avaliar todos esses parâmetros e assim possamos ver a melhor indicação do caso da paciente. Um parâmetro que a paciente, em geral, pode levar em conta é o cálculo do índice de massa corpórea (IMC).

O cálculo do IMC é feito através do valor do seu peso dividido pela sua altura ao quadrado. Os valores de IMC são:

Menor que 18,5: Magreza (obesidade grau 0)

Entre 18,5 e 24,9: Normal (obesidade grau 0)

Entre 25,0 e 29,9: Sobrepeso (obesidade grau I)

Entre 30,0 e 39,9: Obesidade (obesidade grau II)

Maior que 40,0: Obesidade Grave (obesidade grau III)

Conforme visto na tabela acima, IMC acima de 30 já caracteriza obesidade. Portanto, fazer uma abdominoplastia em uma paciente com IMC acima de 30 já configura um risco cirúrgico bastante aumentado e que, por isso, deve ser evitado. Essas pacientes deverão ser orientadas a perderem peso com a ajuda de um nutricionista e através de exercícios físicos. O ideal seria operarmos pacientes com IMC até 27 (sobrepeso), porém podendo ser feita a cirurgia em pacientes com IMC até 30 de forma segura.

Como falado antes, tudo depende do exame físico bem feito por um cirurgião plástico qualificado. Como eu sempre falo, desconfie de médicos que lhe dão orçamentos de cirurgias sem nunca terem lhe visto ou examinado!!! É a sua vida e seu corpo que estão em jogo. Você é única e especial e, portanto, merece um tratamento individualizado e personalizado.

Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida bastante comum no meu consultório. Grande abraço!!!

Quem cuida da beleza tá é aqui!!!

Érico Brasil - Doctoralia.com.br