Wow!!!
Muitas pacientes têm dúvida se tem indicação de fazer uma abdominoplastia ou uma lipoescultura.
Essa é uma dúvida bastante comum no consultório. Em geral, se você tiver flacidez e excesso de pele no abdome, somente a abdominoplastia resolverá esse problema. Se o seu caso for apenas gordura localizada, estará indicada a lipoaspiração. Porém, o diagnóstico correto só poderá ser feito após uma avaliação completa com o Dr. Érico Brasil durante a consulta médica.
Quem pode fazer?
A abdominoplastia é indicada para os pacientes que possuem excesso de pele e flacidez na região abdominal. Essa técnica cirúrgica também pode ser indicada para aqueles pacientes que possuem estrias na região abdominal, principalmente na região inferior do abdome. Durante a abdominoplastia, é feita a correção do afastamento dos músculos reto abdominais bem como a retirada do excesso de pele do abdomen.
Já a lipoescultura consiste na retirada de gordura localizada de uma determinada região do corpo e colocação dessa gordura aspirada em outras regiões do corpo, como bumbum coxas, etc, fazendo uma verdadeira escultura no corpo da paciente. A minha rotina é fazer a abdominoplastia juntamento com a lipoescultura, gerando assim um resultado completo para o paciente.
Diferente do que muita gente imagina, não é o cirurgião plástico quem “escolhe” a cirurgia. A avaliação feita durante a consulta médica bem como o exame físico determinarão a indicação da cirurgia que resolverá o problema da paciente.
Por isso que uma consulta médica com uma anamnese bem feita junto com o exame físico são fundamentais. Muitas pacientes já vieram pra uma consulta médica comigo para corrigir o problema após se submeterem a uma lipoaspiração com outro profissional porque ficaram insatisfeitas com o resultado. Elas tinham indicação de fazer uma abdominoplastia, porém, muitas vezes, devido à pressão da própria paciente sobre o médico e em outras vezes por má indicação do profissional, acabaram por se submeter a um procedimento errado, gerando bastante contratempo, frustração e perda de recursos financeiros.
Como falado antes, tudo depende do exame físico bem feito por um cirurgião plástico qualificado.
Como eu sempre falo, desconfie de médicos que lhe dão orçamentos de cirurgias sem nunca terem lhe visto ou examinado!!!
É a sua vida e seu corpo que estão em jogo. Você é única e especial e, portanto, merece um tratamento individualizado e personalizado.
Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida bastante comum no meu consultório.
Grande abraço!!!