abdominoplastia

A lipoenxertia é a injeção de gordura em áreas de depressão do corpo. A utilização de gordura do próprio paciente faz parte do arsenal terapêutico de que o cirurgião plástico se utiliza para melhorar a forma e o contorno corporal. Ela pode ser injetada em vários locais como face, pescoço, mama, bumbum, além de poder ser usada para melhorar o aspecto de cicatrizes inestéticas.

A retirada dessa gordura, através da lipoaspiração pode ser feita de locais de gordura localizada do corpo, como abdome, coxas, quadris, culotes, nádegas, braços, parte interna dos joelhos, tornozelos, peito, bochechas e pescoço (papada). É um procedimento bastante seguro, porém não livre de riscos e complicações.

Eu sou um bom candidato para a lipoenxertia?

Quase todos têm uma área ou áreas em seu corpo com depressões gerando um contorno corporal insatisfatório e desarmônico. Qualquer paciente que esteja em boas condições de saúde, teoricamente, pode se submeter a uma lipoenxertia.​ Durante a consulta, o Dr. Érico Brasil colherá sua história clínica e realizará um exame físico completo, quando discutirirá o procedimento, suas expectativas e objetivos, e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

A lipoenxertia facial

Com o avançar da idade, ocorre uma perda da elasticidade da pele e uma diminuição da gordura. Como consequência, há uma perda de volume em várias regiões da face, como maçã do rosto e abaixo dos olhos, gerando uma esqueletização dessas regiões. Além disso, os sulcos naturais do rosto ficam mais proeminentes e profundos. Para tratar essas depressões, podemos utilizar a própria gordura do paciente para preencher essas regiões. A lipoenxertia facial devolve o volume e rejuvenesce a pele, pois junto com o enxerto de gordura vêm células-tronco que darão origem a várias outras células que ajudarão no rejuvenescimento dos tecidos do rosto. A vantagem em relação aos preenchedores, como o acido hialurônico, é que o tratamento com gordura é de forma definitiva.

A lipoenxertia glútea

Procedimento bastante utilizado nas cirurgias de lipoescultura, o enxerto de gordura no bumbum promove um aumento moderado do bumbum, bem como dá um contorno melhor à região, gerando grande satisfação aos pacientes.

O procedimento

O Dr. Érico Brasil começa o procedimento fazendo pequenas incisões em áreas específicas. Em seguida, uma solução com soro fisiológico e adrenalina é injetada para soltar a gordura antes da remoção. Isso reduz o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo fino, chamado de cânula, é inserido através das incisões e move-se a cânula ao redor da pele para aspirar a gordura indesejada. Após a retirada ga gordura, faz-se a decantação por 10min na seringa e em seguida se injeta na área previamente marcada preenchendo as áreas de depressão ou com rugas.

 

    • Local da cirurgia: hospital com suporte adequado;

    • Anestesia: geral, bloqueio regional (peridural) com sedação ou local com sedação;

    • Tempo cirúrgico: 2 a 3 horas (dependendo da área aspirada);

    • Tempo de internação: 12 a 24 horas;

Recuperação

Após o procedimento, você usará cintas compressivas que devem ser usadas ​​nos próximos três meses para ajudar seu corpo a se ajustar ao seu novo contorno (lipoenxertia de bumbum). Haverá uma razoável quantidade de hematomas e inchaço na primeira semana. Seu período de recuperação específico dependerá da extensão das áreas tratadas. Se você só teve uma quantidade muito pequena de gordura enxertada em uma única área, geralmente pode retornar ao trabalho dentro de dois a três dias. Se você teve várias áreas tratadas, você pode precisar de 7 a 15 dias de repouso. Você poderá ver os resultados imediatamente após o procedimento, mas o resultado completo pode levar até um mês, devido ao inchaço e ao ajuste de seu corpo. A maioria dos pacientes pode retornar à rotina completa, incluindo o exercício, dentro de quatro semanas. Se você se cuida através de uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares, seus resultados serão duradouros.

 

    • Desconforto: leve nos primeiros 3 dias;

    • Suporte: cinta modeladora por 3 meses em casos de lipoenxertia no bumbum;

    • Recuperação: 10 a 15 dias para a maioria das atividades, inclusive dirigir;

    • Alterações de sensibilidade: temporária na região aspirada;

    • Resultado: a maior parte de inchaço melhora em 30 dias, mas perdura por 2 a 3 meses. Resultado final após 6 meses.

Érico Brasil - Doctoralia.com.br